422px

19 de fevereiro de 2015

Sedentarismo, sai prá lá!!

Olá, gente!!

Alguém aqui sabe o que é sedentarismo? Pois bem, hoje vou falar sobre esse mal que já é considerado a doença do próximo milênio.

A praticidade da vida moderna tem nos levado ao sedentarismo, sem que nós mesmos percebemos. A tecnologia contribui muito para isso, visto que evitamos qualquer esforço e, por consequência, reduzimos o consumo energético do nosso corpo.

Imagem da Internet

Qualquer eletrônico hoje em dia vem com controle remoto, fazemos compras sem sair de casa (qualquer tipo de compra!), não andamos a pé nem até a padaria que fica a duzentos metros de nossa casa, preferimos telefonar ou conversar por "chats" a visitar amigos pessoalmente. Falei alguma mentira? Atire a primeira pedra quem não faz isso. Quem não se beneficia da tecnologia para poupar esforço? Pois é... quem nunca?
Os males que o sedentarismo nos traz são inúmeros. Dentre eles, cito os mais comuns:
Hipertensão arterial;
Diabetes;
Obesidade;
Ansiedade;
Aumento do colesterol;
Infarto do miocárdio;
Acelera o envelhecimento (Jesus Amado!!!);
Entre outros.
(Fonte: http://tecnologiadotenis.com.br/nutricao-e-saude/sedentarismo-saia-dessa.html)

Para combater esse mal, todos nós sabemos o que fazer. Porém, temos uma certa preguicinha de tomar atitudes... acertei, né? Então, eu não quero isso pra mim e você também não, certo? Portanto, a ordem agora é: Xô Sedentarismo!

Imagem da Internet

Além de coisas simples, como andar menos de carro, levantar para trocar o canal da TV, saltar um ponto de ônibus antes do seu de costume, preferir escadas normais ou rampas a escadas rolantes ou elevador, ir a pé em lugares próximos da sua residência ou trabalho como padaria, igreja, restaurantes, etc... Além disso tudo: EXERCÍCIOS FÍSICOS!

Não canso de falar aqui o quanto a atividade física é importante. Para mim, já trouxe mudanças significativas em todos os sentidos. Há alguns dias, escrevi outro post que complementa o que estou dizendo. Clique aqui e confira.
Sendo assim, para combater o sedentarismo, vamos cortar as "raízes" que nos seguram e começar a nos mexer? Move!!

Imagem da Internet

Bem, nada melhor que a palavra de um "expert" no assunto para que sejamos convencidos do quanto as atividades físicas nos fazem bem, certo? Para isso, aproveitei a gentileza do meu instrutor da academia, Nicholas Raphael Soares (Profissional de Educação Física em Blumenau/SC) e pedi que nos falasse sobre o quão importante é para a nossa saúde, exercitar o corpo. 

Segundo Nicholas: "Os exercícios melhoram o condicionamento cardiovascular e respiratório, a circulação periférica e aumentam a massa óssea e muscular, tornando esse processo de renovação constante pelo qual passa o nosso organismo, um círculo virtuoso ao invés de vicioso, como seria no sedentarismo ou inatividade. Além de tudo isto, a atividade fisica faz bem tambem para o cerebro.


Arquivo Pessoal

De acordo com um estudo da universidade da georgia (EUA), a atividade fisica faz bem para o corpo como um todo, melhorando a atividade cerebral, devido ao aumento da circulação sanguinea no cerebro".
(http://www.positscience.com/brain-resources/everyday-brain-fitness/physical-exercise)

Meu instrutor tem esclarecido muitas dúvidas e ajudado muito no meu desenvolvimento e, consequentemente, contribuindo com a minha qualidade de vida. Por causa disso, tenho certeza que a minha evolução pode servir de motivação. E não parei ainda!! Quero melhorar ainda mais...

Arquivo Pessoal

Gostaria muito de ajudar as pessoas, servindo como exemplo de que é possível combater o sedentarismo, pois eu mesma, até pouco tempo atrás, eu era a pessoa mais sedentária do mundo, acreditem. Hoje, não consigo mais ficar sem praticar atividades físicas. Faz parte da minha rotina... antes, eu precisava de motivação para começar. Hoje, tenho disciplina para continuar! E me sinto muito, mas muito melhor, mesmo!


Nos vemos no próximo post!

Beijos,
Dalva

2 comentários:

  1. Dalva,
    Nossa, como tenho preguiça de malhar rsrsrs E pior, estou engordando e fico tão desmotivada com isso... Adorei o post ,preciso mesmo ler sobre isso todos os dias!!
    Mil beijos, Sheyla.
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sheyla.

      Te entendo, querida... Já fui preguiçosa também... hehehe
      Mas olha, experimente algo que posso te dar prazer, como uma caminhada num parque, com alguém pra colocar o papo em dia. Tente fazer umas três vezes por semana, depois aumenta. Quem sabe, seria o começo, hein?
      Obrigada pela visita. Adorei seu Blog.

      Beijinhos

      Excluir

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.