Eu não poderia deixar de lembrar que ontem (dia 02 de abril), comemorou-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Sendo assim, a dica da semana é de um filme inesquecível da década de 80, mais precisamente, do ano de 1988: Rain Man com os lindos Tom Cruise (um bebê ainda rsrs) e Dustin Hoffman.
Apesar de ser uma comédia (dramática - por vezes, dá vontade de chorar...), o filme nos faz refletir a importância de aprender a conviver com pessoas especiais, garantindo uma qualidade de vida e a inclusão delas no mundo. São pessoas que tem direitos e que merecem muito a nossa compreensão e respeito. Por sorte, atualmente, se fala muito sobre o autismo e existem diversos programas e projetos que envolvem essas pessoas.
O Filme é um daqueles que a gente quer assistir de novo e de novo e mais uma vez e outra vez... enfim, vontade de assistir centenas de vezes!! É um clássico impossível de esquecer... obviamente, fui assisti-lo de novo e, por isso, resolvi recomendar aqui. De fato, vale muito a pena, pois mostra como é possível conviver bem com um autista, apesar das dificuldades. O amor sempre fala mais alto.
Imagem da Internet |
Sinopse e detalhes (Via Adoro Cinema):
Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.
Não consegui encontrar o trailer legendado, mas pra quem não domina o inglês, as imagens já falam por si. É possível ter uma ideia da delícia que é o filme!
Olha, pra acreditar que o filme é bom mesmo, separei aqui os principais prêmios e indicações (Via Wikipedia):
Oscar 1989 (EUA): Vencedor nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Barry Levinson), Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Roteiro (original).
Globo de Ouro 1989 (Associação de Imprensa Estrangeira, E.U.A.): Vencedor nas categorias de Melhor Filme (drama) e Melhor Ator (drama) (Dustin Hoffman).
BAFTA 1990 (Inglaterra): Vencedor nas categorias de Melhor Ator (Dustin Hoffman), Melhor Edição e Melhor Roteiro (original).
Prêmio César (França): Indicado na categoria Melhor Filme (estrangeiro).
Festival de Berlim 1989 (Alemanha): Vencedor na categoria melhor direção (Barry Levinson).
Prêmio da Academia Japonesa de Cinema 1990 (Japão): Vencedor do Urso de Ouro.
Prêmio Eddie 1989 (American Cinema Editors, EUA): Vencedor na categoria Melhor Edição.
Tá aí! A super dica da semana que eu recomendo!!
Beijos,
Beijos,
Dalva
Olá...
ResponderExcluirAdorei a dica...
Mandei um e mail para você...
Aguardo a sua resposta...
Até, mais...
JaqueVirtual...
http://jaquevirtual.blogspot.com.br/
Obrigada Jaque linda!!
ExcluirRespondi lá já.
Beijinhos
Olá...
ExcluirDe nada...
Respondi o seu email...
Até, mais...
JaqueVirtual...
http://jaquevirtual.blogspot.com.br/