422px

8 de outubro de 2014

Lugar de passado é no passado!

Já reparou como algumas coisas nos prendem ao passado? Pois é, coisas que nos fazem mal ou bem, mas que, quando vem à mente, gera algum sentimento... 
Às vezes, situações mal resolvidas que "assombram" nossos pensamentos de vez em quando ou então, uma saudade ou uma alegria que sempre brota um sorriso no rosto. Bem, enquanto as lembranças são boas, relembrar é preciso! Já as que fazem mal, o melhor é deixá-las lá, bem longe mesmo, de onde nunca deveriam ter saído. Pode ser clichê, mas dizer que "quem vive de passado é museu" tem lá sua razão, não é mesmo? 

Imagem da Internet

Se algo ruim me vem à mente, trato logo de dizer "Xô! Você não foi convidado para o meu presente!" O que ficou no passado não tem motivos para fazer parte do atual. Não se deve carregar este fardo por toda a vida e deixar de viver plenamente o presente. Nada fácil, mas é um exercício necessário.

Dia desses, assisti a um filme muito bom que me fez refletir sobre essas "coisas de passado". O filme trás uma lição muito importante que é a necessidade de nos "desvincular do passado" e começar a viver só o presente. Mas só da parte que nos faz mal, aquela que nos remete às memórias tristes ou aos pesos na consciência. 

Um dos personagens, compara o passado ruim com um saco de barro preso a um balão a gás que carregamos para toda a vida, nos impedindo de viver feliz por completo. O balão, que seria o presente, tenta seguir seu caminho, mas está amarrado firmemente ao saco pesado de barro. Então, ele sugere que devemos criar coragem para cortar a corda do balão, permitindo assim, que ele siga em frente, ou seja, "desamarrar" o passado e enterrá-lo. Parece simples, né? E é!

Exemplo clássico de "prisão no passado" é viver com mágoas de alguém. Gente, isso é simples de resolver! Basta chegar a essa pessoa e pedir perdão para que a alma fique leve. "Ah, mas eu não tive culpa da desavença!" Tudo bem, peça desculpa, mesmo assim. Faça a sua parte! Se ainda é difícil, o melhor a se fazer é se aproximar da pessoa com algumas palavras e conversar sobre o que houve no passado. 

Às vezes, o pedido de perdão nem se faz necessário, quando há um bom diálogo entre as partes. E é fato que após resolver esta "pendenga" a alma ficará leve e o "balão" seguirá seu caminho. E, hoje em dia, é ainda mais fácil fazer a aproximação, pois a tecnologia está bem aí, na nossa cara, para dar uma forcinha. 

Perdoando o passado, automaticamente, faz-se um "transplante na alma", uma "limpeza" no coração e isso, é uma coisa sensacional, nos sentimos leves e felizes e é o que importa! Se não for pra ser feliz, por que a gente vive? Hã? 

Se quiser saber qual foi o filme que assisti, abaixo segue o trailer. Foi um dos melhores que assisti nos últimos tempos! Recomendo.


Só para constar, inacreditavelmente, quase ao fim deste post, resolvi dar uma checada no meu Instagram (@dalvadasilva) e a primeira postagem que leio fala exatamente deste tema!!! Que coincidência!! Vou transcrever aqui: "Não seja escravo do passado - mergulhe em mares grandiosos, vá bem ao fundo e nade até bem longe; você voltará com respeito por si mesmo, com um novo vigor, com uma experiência a mais que vai explicar a anterior e superá-la." (@alexandrejosesc)

Espero que tenham gostado.

Beijos e até o próximo post!

Dalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.