422px

15 de abril de 2015

Coisas da "melhor idade".

Estava eu, aguardando atendimento num órgão público, quando entraram algumas senhorinhas e uns "senhorinhos". Entraram, primeiramente, duas idosas e depois mais duas e depois dois jovens velhinhos. Todos com pastinhas ou sacolinhas carregando seus documentos e pertences.

Percebi a dificuldade deles em se locomover, em enxergar as coisas e pessoas. Não chegaram juntos, percebi que não se conheciam, mas em poucos segundos, estavam dialogando entre si. Meu primeiro pensamento foi: "Coitados! Com tantas dificuldades, será que nenhum parente poderia acompanhá-los?"... confesso que fiquei um pouco indignada, pois aparentavam ter lá seus oitenta anos.

Porém, comecei a ver a "coisa" por outro lado. Gente! Esses velhinhos tem autonomia e querem exercê-la sem serem tratados como crianças! É isso! Estão aqui por se sentirem capazes (e mostraram que são mesmo) de resolver suas próprias coisinhas do cotidiano. 

Passei a enxergá-los como qualquer pessoa que ali estava. Cuidando de seus negócios, sem depender de ninguém. Com todas as limitações, ainda encaravam a rua e os ambientes lotados de pessoas mal-humoradas, filas (mesmo que na fila de prioritários). E é assim que tem que ser! Enquanto a gente tem força (em todos os sentidos da palavra), devemos sim nos virar sozinhos. 

Isso é lindo demais, pois essas pessoas tem muito a nos ensinar. Já passaram por tanta coisa na vida que dariam bons livros. Fico bem feliz que a expectativa de vida tenha aumentado no Brasil e que de alguns anos pra cá se olha mais para os idosos, com diversos programas e projetos voltados a esse público. Principalmente, a partir de 2003, em que foi sancionada a Lei 10.741 que instituiu o Estatuto do Idoso. Grande avanço!!

Por isso, minha gente, já que temos alguns anos pela frente, vamos cuidar da nossa saúde. Cuidar do corpo e da mente, praticando atividades físicas regulares e nos alimentando de forma saudável. 

Eu, já estou fazendo a minha parte! Quero chegar aos oitenta anos, dirigindo todos os dias para a academia! hahahahaha

Imagem da Internet

Beijos,
Dalva

6 comentários:

  1. Eu amo idosos, amo mesmo, eles são tão lindos e bonitos sempre respeitei todos, minha vô me ensinou desde pequena, e sei que um dia ficarei do mesmo jeito.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Aline.

      Devemos sim, cuidar deles e respeitá-los, pois um dia, seremos nós.

      Beijinhos

      Excluir
  2. Aprendi muito quando participei de um projeto voluntário - A cada 15 dias tínhamos o compromisso de visitar uma causa para idosos...Tive momentos maravilhosos e de grande troca. Inesquecível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele.
      Acredito que tenha aprendido muita coisa mesmo. Eles tem muito a nos ensinar... principalmente, em relação à paciência, tolerância e compaixão, né? Afinal, um dia, seremos nós no lugar deles.

      Beijinhos

      Excluir
  3. Nossa idosos merece ser amor. Eu amo meu grande ma e pa grande .
    http://www.preveniremcasa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Audrey
      Sempre!!! Todos os idosos merecem muito amor!
      Grata pela visitinha.

      Beijos, Dalva

      Excluir

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.