422px

27 de julho de 2015

O amor na terceira idade

Então, hoje vou tratar de um assunto aqui que eu adoro que é a terceira idade. Dia desses, já postei um texto bem legal falando sobre o comportamento de idosos neste post aqui. Mas hoje, especificamente, vou escrever sobre o relacionamento amoroso que envolve essa fase.

Como é bonitinho ver um casal de idosos namorando, né? É muito fofo!! Parecem adolescentes apaixonados. Por sorte,  a expectativa de vida no Brasil tem aumentado e isso, tem dado muitas oportunidades para os velhinhos. 

Conheço muitas pessoas que, ao perder seu companheiro na velhice, acham que não pode mais refazer a sua vida no campo afetivo. Outras pessoas, como filhos e netos também não apoiam a reconstrução afetiva de seus pais ou avós! Que egoísmo esse, gente! Eu discordo totalmente disso! Sou a favor sim, que cada pessoa deva refazer a sua vida se assim achar um companheiro(a) que o faça feliz. Pronto falei!

A paixão não é um privilégio só para os jovens, não. Esse sentimento está presente em todos os indivíduos e é necessário que se reconstrua a vida amorosa até para a auto-realização e a manutenção da auto-estima. Ajuda a viver! 

É um paradoxo, mas envelhecer é uma vitória, pois algumas pessoas morrem, outras envelhecem. Portanto, o que é melhor? Morrer ou envelhecer? Embora, eu tenha uma visão otimista, reconheço que existem envelhecimentos nem tão bem sucedidos, e ainda, aqueles sem nenhum sucesso. Mas isso, não pode afetar aqueles que podem e devem viver um novo amor.

Imagem da Internet

Minha mamis é um exemplo que é possível reconstruir a vida amorosa na terceira idade. Após ter ficado viúva, deu jeito de criar os filhos e ficou sozinha por muito tempo. Sempre relutava em arrumar um novo companheiro, embora eu sempre dei maior apoio pra ela arrumar um novo love.

Porém, ela não se sentia confortável em "namorar" de novo. Tinha medo de sofrer ou da nossa desaprovação para a relação com uma nova pessoa. Ficava quietinha, na dela e nem queria sair muito para as "baladas" da terceira idade, apesar de eu sempre incentivá-la a participar dessas coisas.

Enfim, eis que ela tomou coragem, incentivada por uma amiga e vizinha e começou a participar desses encontros. Ela se empolgou, gostou de frequentar esses espaços até que arrumou um namoradinho... hahahaha

Inicialmente, ela sentia-se sem jeito em nos contar. Mas criou coragem e nos comunicou de seu relacionamento com essa pessoa. Nos apresentou e, para nossa alegria, ele é uma pessoa de bem. Ficamos aliviados e felizes, acima de tudo, pois minha mãe teria uma nova change de viver um grande amor.

Hoje, ambos estão juntinhos (a relação já dura cinco anos), se divertem em bailinhos, viajam, visitam amigos e parentes. Almoçam e jantam fora, compram coisinhas juntos e são bem felizes. Parecem um casal de jovens namorados. <3


Imagem da Internet

Por isso é que digo: Viva o amor!!! Independente da idade ou da circunstância, o importante é amar e se sentir amado. Toda pessoa pode e deve recomeçar um novo relacionamento e ser feliz.

Beijos,
Dalva

6 comentários:

  1. Belo texto, todos nós vamos envelhecer, é fato.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline.
      De fato, todos passaremos por isso.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Dalvinhaaaa,
    Isso mesmo.. eu concordo plenamente.. O amor acontece para todos e para todas as idades, minha mãe tem uma história parecida com a da sua mãe, enviuvou , ficou sozinha alguns anos, mas depois tratou de arrumar namorado, em dancinhas da terceira idade. E nem quis saber de nosso consentimento ou não. Hoje é casada com ele e vivem bem.
    Post maravilhoso.

    Bjokas e uma linda semana,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheyla querida!!!
      Fico feliz que tenha gostado do texto e, mais feliz ainda, por compartilhar da mesma realidade com você.
      Muito obrigada pela visita e pelo carinho de sempre.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Ótimo texto, nos faz pensar e repensar em nossos conceitos. Também acho muito egoísmo achar que quem perdeu um companheiro não pode ter um novo amor!

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hilsa.
      Isso mesmo. "Egoísmo" é a palavra certa para quem não apoia um novo relacionamento. Todos nós merecemos e devemos ter uma nova chance de ser feliz com um novo amor.
      Grata pelo carinho e pela visitinha.

      Beijinhos

      Excluir

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.