422px

9 de fevereiro de 2016

A breve vida dos bichinhos de estimação

É impossível comparar a nossa longevidade com a dos nossos pets. A vida deles tem uma brevidade que nos dói ter que presenciar a sua partida. Já se sabe que a expectativa de cães e gatos tem aumentado consideravelmente, mas pra quem ama esses bichinhos, ainda não é suficiente.

No Guiness Book tem a história de um gato que viveu entre 34 e 36 anos! Que maravilha, né? Pena que é uma raridade... pesquisei que a expectativa de vida de um gato que vive em boas condições e cuidados, é de, no máximo, 20 anos. A dos cães, com pequeno porte, pode chegar a 18 anos e a de médio e grande porte, chega a 13 anos. 

Tenho um cão idosinho que chegou em uma caixinha de sapato há 16 anos como presente de aniversário de 11 anos do meu filho. Trouxe tantas alegrias com seu espírito alegre e brincalhão, nos proporcionando muitas gargalhadas. Sempre foi um cachorrinho forte, raras vezes precisou ir ao veterinário e, ainda, uma delas, foi por uma queda em que machucou a patinha traseira. Sempre foi muito saudável.

Arquivo Pessoal

Porém, com o avanço da idade, os problemas de saúde começaram a aparecer. O primeiro grande susto, aos 15 anos, foi descobrirmos que ele estava com câncer na boca. Na ocasião, era época de festas de fim de ano e lembro que tivemos que fazer uma cirurgia de emergência. Ficamos as férias de fim de ano em casa, cuidando dele. Tivemos gastos inesperados além de passar a virada de ano em casa enquanto o mundo todo comemorava pelos lugares mais lindos e cheios de fogos.

Não me arrependo de nada. Faria tudo de novo. Algumas pessoas me diziam que eu era doida de abrir mão de viajar para cuidar de um "bicho", afinal, era "só um cachorro". O que as pessoas não entendem, é que pra mim, pra minha família, não é só um cachorro! É um serzinho que compõe a nossa família.

Por isso, o conselho que dou a quem pretende adotar um bichinho, lembre-se que a vida dele é muito mais curta que a nossa. É preciso estar preparado para cuidar ainda mais dele quando envelhecer. Além da dedicação e os gastos com veterinário, é preciso muito amor e compaixão para que ele sofra menos quando ficar idosinho. 

Nosso Léo (Lion de batismo), está com 16 anos, enfrentando os problemas da velhice, além de alguns problemas de saúde. Estamos com ele e vamos até o fim, pois assim, decidimos quando ele chegou dentro da caixinha de sapato. Faríamos quantas vezes fossem preciso. Pense em tudo isso ao adotar e nunca o abandone, pois ele só terá você.



"E, quando chegar meu último e mais difícil momento, pois será o momento da partida, fique comigo.
Não diga: não posso ver isso. Com a sua presença tudo será mais fácil para mim. A fidelidade de toda a minha vida de cachorro valeu a pena."

Beijos,
Dalva

Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

5 comentários:

  1. Dalvinha,
    A minha está ficando com 11 anos e aparecendo as doenças da idade, mas sei que faz parte da vida para uma vida que nos deu tanta alegria nessa vida.

    Boa semana,
    DMulheres
    @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheyla, querida!

      É muito difícil mesmo... vamos vivendo um dia de cada vez com o nosso "velhinho".

      Beijos

      Excluir
  2. Sim, é triste, eles tem pouco tempo.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Aline...
      Sua passagem é curta, por isso, seu amor por nós é sempre tão intenso... :(

      Bjs

      Excluir
    2. Pois é, Aline...
      Sua passagem é curta, por isso, seu amor por nós é sempre tão intenso... :(

      Bjs

      Excluir

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.