422px

2 de junho de 2014

"Se a vida se tornar uma barra, coloque as anilhas e agacha!"

Oba!! Hoje é dia de falar sobre Fitness e eu adoro!!! Então, quero falar de agachamento. Um exercício que eu adoro e já conquistei evoluções significativas no meu corpo. Fiz umas pesquisas pela net e trouxe um resumão aqui para compartilhar com vocês. 

Imagem da Internet

O agachamento tem o benefício principal de fortalecer a parte inferior do corpo e a musculatura central. Conforme o colunista Newton Siqueira Junior no site Dicas de Treino, "Para a população em geral, os benefícios também são bem interessantes. Se beneficiarão de uma melhor mobilidade e menos chance de lesões na parte inferior das costas ou dor no joelho. Estudos mostram menos dores em idosos com osteoartrite depois que iniciaram um treinamento em agachamentos, além de uma melhora no equilíbrio e maior velocidade de caminhada."

Os músculos trabalhados são: os quadríceps, os glúteos, os adutores, os posteriores da coxa, os músculos eretores da espinha e até os abdominais. É um dos exercícios mais completos da musculação. Uma dica muito importante retirada do site Nutrição Pekool diz que: 
"Para sentir ainda mais o trabalho dos glúteos, execute a amplitude máxima do movimento, ou seja, desça o mais baixo possível. Tenha em atenção que o agachamento completo tem tendência em arredondar as costas, por isso faça isso com cuidado."

Especialistas garantem que esse exercício é um dos melhores e mais eficazes para obter os resultados. É certo que deve se ter muita dedicação e treino para que isso aconteça. O exemplo acima, foi mostrado com peso livre. Há de se considerar que o agachamento realizado em aparelhos, é mais seguro. Portanto, muita cautela ao fazer esse exercício, tenha sempre o auxílio de um profissional em educação física. Mas também é possível fazê-lo com halteres, menos perigoso e bem eficaz também. 




O bom desse exercício é que existem vários tipos, portanto, não dá pra cair na rotina. O importante é manter a coluna sempre direita pra evitar lesões. Reforço aqui o que já disse sobre pedir auxílio a um profissional de educação físcia.

Pra quem não frequenta academia mas gostaria de experimentar esse exercício, é possível fazer em casa mesmo sem carga. Basta dedicação e força de vontade, seguindo os dois programas de treino simples que encontrei no site Hipertrofia Net:

a) Em pé, com as pernas afastadas na largura do quadril, flexione as pernas levando o bumbum para trás. Procure manter o tronco mais reto possível e não leve os joelhos para frente, eles não podem passar a linha dos pés, é como se você fosse sentar. Mantenha os braços flexionados sobre o peito. Faça 3 séries de 15 repetições;

Imagem da Internet

b) De pé, com os pés afastados e abertos, como se fosse dar um grande passo. Flexione as duas pernas mantendo o tronco reto e estenda as pernas novamente (quando eu faço esse exercício, fico com os braços estendidos a frente). Faça 3 repetições de 15. Se parecer fácil demais, comece a segurar pesos nas mãos, progressivamente.


Dia desses já trouxe aqui para o Blog o "Desafio do Agachamento" que consistia em ir aumentando a quantidade de agachadas a cada dia, até finalizar os 30 dias. Comecei com 50 agachadas e terminei com 250!! Acreditem!! Tem o vídeo ali no link que comprova, ok?

E querem saber do melhor? Em um ano treinando (outros exercícios também, claro) eu tive um aumento muito significativo nas coxas. Aumentei nove centímetros!!!  \o/ \o/ \o/ \o/ 
Mega feliz pois eu tinha umas "canetinhas" no lugar das pernas... hahahahah

Bem, agora que conheceram um pouco desse versátil exercício, que tal começar ainda hoje, hein? Força na peruca!!

Beijos, 
Dalva

2 comentários:

  1. Parabéns, determinação é uma qualidade sua. Continue assim que sua saúde agradece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amor!!!!
      Com seu apoio sempre, fica fácil me dedicar àquilo que mais gosto.
      Bj

      Excluir

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.