422px

5 de março de 2015

Exercícios físicos X cólica menstrual

Olá, gente fina!!

Quero compartilhar uma ótima notícia para quem sofre de cólicas menstruais! Dia desses acordei me contorcendo de dor e prestes a não ir para a academia. Mas como sou teimosa, fui mesmo assim... me "rastejando", mas fui. Chegando lá, meio sem vontade, sem falar com ninguém, fui para a esteira fazer um aquecimento de dez minutinhos e fui firme para iniciar meu treino do dia. Pasmem que ao sair da esteira, já me sentia muito melhor. E isso me deixou com uma vontade maior ainda de treinar nesse dia!

Imagem da Internet

Enfim, sei que em alguns minutos e forcinhas depois, não sentia mais nada de cólica! Fiquei tão feliz que fui compartilhar uma foto nas minhas redes sociais e contar para meus amigos o "milagre" que ocorreu comigo e então, um colega virtual, me falou que foi por conta da liberação da endorfina. Rá!! Como assim??? A endorfina cura cólicas???? Resolvi ir atrás de uma resposta científica para essa milagrosa manifestação que me salvou desse mal. Revirei esse mundão maravilhoso que é a net e encontrei algumas respostas!

"Atividades físicas ajudam a evitar cólicas não só porque libera endorfinas, que têm ação analgésica, e ativa a circulação. 'Mulheres que malham têm fluxo menstrual menor do que o das sedentárias, portanto menos risco de ter cólica', avisa o ginecologista Aléssio Calil Mathias, de São Paulo." (Fonte: Boa Forma)

Arquivo Pessoal

"Feitos de forma regular e moderada, os exercícios liberam a endorfina, hormônio capaz de diminuir a dor. Invista em exercícios físicos para combater as dores menstruais. Crédito: Shutterstock" (Fonte: Mulher)

Então, aprendi que exercícios praticados durante a menstruação elevam ainda mais os níveis de endorfina e por isso, parei de sentir dor. Achei ótimo!!! Sabendo disso, jamais deixarei de ir para academia por conta dessa dorzinha sem vergonha!

Arquivo Pessoal

Corre pra academia, mulherada! Ou inicie atividades como caminhadas, corridas, exercícios possíveis de fazer em casa (neste caso, é bom procurar auxílio de um profissional de educação física). Mas não se deixe vencer pela cólica!! Ao invés de se encolher na cama, mexa o esqueleto.


Beijos, 
Dalva

2 comentários:

  1. Os exercícios ajudam e muito no alívio das cólicas mestruais e melhoram a tpm também, porque como você falou libera aquela hormônio, ele aumenta nossa bem-estar e alivia muito o estress.
    Eu mesma quando to caminhando sente um bem-estar incrível, melhorando inclusive o humor e vontade e pique para fazer as coisas.
    Muito legal amiga!
    Beijus da Jenny!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amiga!!
      Os exercícios físicos tem o poder incrível de melhorar muitas coisas na nossa saúde. Inclusive o humor.
      Sinto igual a você depois que pratico meus treinos. Pique elevado, além do bem estar e humor.
      Bom demais.

      Beijos

      Excluir

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.