422px

26 de março de 2015

Superando o adversário mais forte: VOCÊ!

Olá, meu povo!!

O papo de hoje é sobre SUPERAÇÃO.
Depois de muito ler e pesquisar sobre deficientes físicos e esporte, descobri que pessoas com deficiência podem e devem praticar algum tipo de esporte.
Acredito que todos aqui conhecem as Paraolimpíadas, não é mesmo? Pois bem, querem maior exemplo de superação que esse envento? Para entender como surgiram as Paraolimpíadas, segue um trecho do artigo de Thamires Andrade, do Blog "Superando Padrões".

"O esporte adaptado para pessoas deficientes surgiu oficialmente no começo do século XX. As primeiras modalidades foram para portadores de deficiência auditiva, e logo depois, em 1920, atividades como atletismo e natação, para cegos. Passou a Segunda Guerra Mundial e muitos soldados voltaram para casa mutilados, a partir daí surgiu a necessidade de jogos também adaptados para deficientes físicos."

Imagem da Internet

E onde eu quero chegar? Na nossa realidade! Temos o mal hábito de reclamar da vida por qualquer motivo besta (quem nunca?), né? Eu não atiro a primeira pedra porque assumo a "mea culpa" por várias vezes reclamar de coisas bobas como nariz grande, perna fina, cabelos ralos, etc... Quando comecei a prestar atenção nos atletas deficientes, quase morri de vergonha! Claro, pois me senti uma covarde vendo que os deficientes teriam muito mais motivos que eu pra reclamar e geralmente, estão sempre com sorriso no rosto e de bem com a vida. E o que é mais surpreendente: praticando vários tipos de esportes, inclusive os radicais!  

                                                            
Imagens da Internet
 
Que feio, gente! Vamos mudar isso? Meu objetivo no post de hoje é justamente "abrir" nossos olhos e ver que é possível superar limites e encarar alguma atividade física, sim. E eu digo isso não só porque os exercícios melhoram nossa estética, digo também pelo melhor motivo de todos que é a conquista de uma vida saudável e isso é fato comprovado cientificamente!

Então, que tal a gente se inspirar nessas pessoas valentes e determinadas que conquistaram qualidade de vida, mesmo com suas limitações? 

Imagens da Internet

Algumas academias mais modernas já estão se adaptando para receber esse público. Seria maravilhoso se todas fizessem isso, pois trata-se de inclusão social. E isso é mais um estímulo para quem é deficiente e também para quem não é, não acham? Eu morro com peso na consciência cada vez que tenho preguiça de ir para a academia, pois tenho um colega deficiente que nunca falta... cada vez que olho para ele, paro de reclamar na hora! 

Imagens da Internet

Eu acredito que o esporte tenha trazido muito prazer para os deficientes e lhes dado mais qualidade de vida. Fico feliz em saber que essas pessoas já venceram o próprio adversário. Falo agora por mim, pois eu amo treinar. É como se cada vez que eu treinasse, eu recebesse uma dose de alegria e bem estar. Não deve ser diferente com nenhuma pessoa. E quanto mais cedo começar, melhor.

Imagens da Internet

Então, fica aqui meu desafio: QUE TAL SUPERAR SEU PRINCIPAL ADVERSÁRIO? 
Corra hoje mesmo atrás de uma atividade física. Consulte preços de academias, procure grupos de corridas ou caminhadas em sua cidade, converse com um profissional de Educação Física e peça dicas de exercícios para fazer sozinho, etc... É difícil? É impossível? É caro? Não tem tempo? Não pode? 
Qual a sua desculpa, mesmo?


Imagens da Internet

Vamos que vamos, pois nosso maior adversário somos nós mesmos!

Nos vemos nos próximos posts e lembrem-se que toda quinta é dia de falar sobre Fitness aqui no Blog, ok? 

Beijos,
Dalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.