422px

5 de novembro de 2014

Opção pelo Veganismo

Imagem da Internet 

Já que passamos pelo dia primeiro de Novembro, considerado o "Dia Mundial do Veganismo", vou contar aqui um pouco da minha transição para este estilo de vida.

Há, aproximadamente, dois anos me tornei vegetariana, abolindo de um dia para outro o consumo de carnes. Bastou uma conversa com um amigo (vegetariano) para que eu tomasse a decisão de mudar meus hábitos. 

Ele me perguntou se eu gostava de animais e eu falei que amo muito os animais, daí ele me corrigiu e disse: "Ama animais ou pet's?", respondi "como assim?" mas já caindo a ficha! Ele disse que seu eu consumia carnes, leite, ovos e derivados destes, eu não poderia amar os animais, pois compactuava com a exploração e sofrimento deles... Puf!!! Caiu minha ficha!! 

Além de uma longa conversa que tivemos, ele me mandou dois vídeos/documentários muito esclarecedores sobre o vegetarianismo e a exploração, bem como o sofrimento pelos quais os animais são submetidos. Bastou-me assistir três minutos de um dos vídeos para que eu tomasse a decisão. A partir daquele dia, não coloquei mais nenhum pedaço de carne no meu prato. I-N-S-T-Â-N-T-A-N-E-A-M-E-N-T-E!!

Após isso, comecei a pesquisar ainda mais sobre o vegetarianismo e sobre o veganismo, além de trocar ideias com várias pessoas que já são veg(etari)anos há muito mais tempo que eu e, também, conversar com profissionais de nutrição para demais esclarecimentos.

Portanto, com alguns conhecimentos a mais adquiridos, comecei a minha transição para o veganismo, que é muito mais que uma dieta, ao contrário do que muita gente pensa. Trata-se de um estilo de vida baseado na ética e respeito por todos os animais, ou seja, é um conjunto de práticas voltadas aos direitos animais que adota uma dieta estritamente vegetariana. 

Atualmente, não uso mais couro, nem produtos que eu saiba que são testados em animais. Boicoto todos! Além de não utilizar ovos, leite e derivados nas minhas receitas. Confesso que não foi fácil, no início, encontrar as substituições, mas com muitas pesquisas, leituras e apoio de quem já leva este estilo de vida, aprendi que é possível viver sem esses ingredientes.

Por mais que eu queira, minha vontade é de sair falando para todo mundo e mandando os mesmos vídeos que eu assisti para que mais pessoas se conscientizassem em relação a esse respeito. Porém, sei que eu não tenho esse direito e penso que, cada um, deva ir atrás de informações e tomar suas próprias decisões. 

Minha saúde? Vai bem, obrigada! Principalmente, depois de ouvir de vários médicos que, devido ao estilo de vida que adotei, posso prolongar ainda mais a minha vida. Isso é ótimo!! Além de poupar a vida dos animais, ainda garanto a minha saúde, evitando uma série de doenças. Hoje, posso dizer que me sinto muito bem, mais leve e em paz. Posso olhar nos olhos de qualquer animal com a consciência tranquila, pois não compactuo nem financio seu sofrimento. 


Imagem da Internet

Até o próximo post!!

Beijos,
Dalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.