422px

15 de janeiro de 2015

Como é possível perder peso depois dos quarenta?

Olá, people!!!

Vocês sabiam que depois dos quarenta é muito mais difícil perder peso?? Bem, quem passou dos quarenta (assim, como eu) já sabe, né? Nada fácil essa vida de querer eliminar alguns quilinhos a mais... ai que dureza!! Na verdade, isso acontece porque nosso metabolismo fica mais lento a medida em que envelhecemos (danadinho!). Mas keep calm!! Saiba que é possível controlar o aumento de peso, desde que haja dedicação (e muita!) Basta querer!! E então, você quer? Eu quero muito!! Pretendo envelhecer de forma saudável e com o peso ideal.

Por isso, pensando em nós, resolvi fazer umas pesquisas e reunir aqui algumas dicas para eliminar pesinhos extras e manter a forma, mesmo com o passar dos anos. E não se assustem, pois não é nada que não saibamos, viu? Esse post serve para reforçar aquilo que vive "martelando" em nossa cabeça e nunca decidimos fazer: EMAGRECER COM SAÚDE! Pois chegou a hora! Vamos reverter esse quadro e ver que pessoas acima dos quarenta podem (e devem) manter a forma. Basta querer!!
Dispostos a dar uma virada na vida e dizer "Xô, sedentarismo!"? 

Imagem da Internet

- PRIMEIRA DICA (eu considero a mais simples de todas):

Praticar atividades físicas - E não me venham com desculpas do tipo: "Eu não tenho grana pra pagar academia"; "Eu não tenho tempo"; "Eu não consigo"; "Eu não posso"; etc...

Eis a solução, é muito simples. Basta sair da frente da TV ou do computador e começar! Se não há grana nem coragem para academias, existem muitas opções que não tem custo nenhum, ok? Exemplo: dar uma caminhada de meia hora por dia, pois fazendo isso todos os dias, já fará uma diferença enorme. Mesmo que você não queira fazer exercícios propriamente ditos, pode pensar em ir a pé ao mercado, padaria, feira, igreja, etc...

Ou então, desça um ponto de ônibus antes do seu habitual e caminhe sem perceber até o trabalho ou qualquer que seja seu destino. Agora, se tiver muita coragem e dinheiro, matricule-se numa academia e escolha alguma modalidade que te satisfaça. E se tiver mais coragem ainda, comece a correr. Pois a corrida é um excelente exercício para perder quilinhos indesejados. Run!!

Ah, a bicicleta também é uma boa aliada, viu? Tire ela do fundo da garagem, dê um lubrificada e "Let's go!" Mas lembre-se: antes vá a um médico e verifique suas condições, ok? Gente!! Sem contar com outras inúmeras modalidades que não custam nada, além da sua força de vontade! Muitos municípios disponibilizam aparelhos de ginástica gratuitos. Isso não é uma maravilha?

Algumas modalidades:

Imagem da Internet


- SEGUNDA DICA:
Reeducação Alimentar - Procure um nutricionista e peça orientações quanto a uma alimentação equilibrada, livre de "fast foods", frituras, alimentos processados e açucarados, refrigerantes, etc... Somente um profissional capacitado para orientar da forma correta. 

NÃO TENTE FAZER DIETAS MIRABOLANTES POR CONTA PRÓPRIA!! Pode acreditar, não funcionam... ou se funcionar, duram algum tempo e depois, o peso começa a aumentar de novo. Portanto, REEDUCAÇÃO ALIMENTAR é o melhor caminho. Força!!


Imagem da Internet

Mas não criemos pânico! Lá um dia ou outro podemos comer um chocolatinho ou outra guloseima, afinal, ninguém é de ferro. Mas preste atenção! SOMENTE se for de vez em quando e em pequenas quantidades. Sejamos fortes! (Que Deus nos ajude). 

Crie o hábito de comer mais devagar e aumente o consumo de frutas. Aprender a cozinhar é uma boa ideia também. Você poderá fazer receitas caseiras deliciosas e muito saudáveis. Experimente!

Aprenda a substituir as guloseimas por outras que sejam saudáveis. Veja abaixo:

Imagem da Internet

- TERCEIRA DICA:
Dormir de sete a oito horas por dia - Sim, podem acreditar! Dormir também ajuda a emagrecer ( \o/ ). Segundo Michael Breus - médico americano (Autor do livro "The Sleep Doctor's Diet Plan"): "Isso acontece porque as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente enquanto dormimos. Mas é preciso dormir pelo menos 7 horas e meia por noite. 

Daí o seu metabolismo (ou seja, a capacidade do corpo de transformar gordura em energia), se acelera. Dessa maneira, os hormônios ficam regulados, você come com equilíbrio e emagrece." (www.thesleepdoctor.com)

Isso não é uma maravilha??? Penso que é uma excelente e motivadora dica  para repensar nossos hábitos e decidir, de uma vez por todas, qual corpo queremos ter. 

Imagem da Internet

Pessoas, sei que ainda existem outras inúmeras alternativas para emagrecer, mas eu quis trazer estas pois posso falar com propriedade uma vez que adotei estas três dicas para emagrecer e cuidar da minha saúde. (Tá, confesso que a última é mais difícil pois não consigo dormir oito horas por dia...). Enfim, quero que saibam que meus resultados são visíveis e muito motivadores... claro que não foi fácil e nem foi rápido. 

Estou ainda em busca de melhores resultados pois não atingi por completo meu objetivo. Em 14 meses de reeducação alimentar e a prática diária de exercícios físicos atingi o número de 14% de gordura corporal e isso equivale a uma pessoa que está entre 26 e 35 anos ou uma atleta. Quando tomei a decisão de mudar de hábitos, eu tinha 21,6% de gordura corporal. Que orgulho de mim, gente!! Vejam a tabela e tirem suas conclusões:


Imagem da Internet

Mas quero registrar aqui que não foi fácil. Tive e tenho muita dedicação ainda. Mantenho minha alimentação adequada e pratico atividades físicas diariamente com acompanhamento de um profissional em Educação Física (Nicholas Raphael Soares). 

Não pensem que não dou minhas escapadas em algumas guloseimas... claro que dou!! Também sou filha de Deus, né? Por sorte, existe o "dia do lixo", recomendado por alguns nutricionistas para saciar aquela vontade danada de comer um docinho ou outra "gordice"... Daí eu aproveito! E fiquem felizes pois este dia é permitido uma vez por semana. Uhuuu!!

Entenda mais sobre esse dia: "O dia do lixo, falando de uma maneira simples, é um dia que você foge da dieta e come tudo o que tem vontade, e isso inclui doces, massas, frituras e tantas outras coisas que são proibidas durante a dieta de perda de gordura ..." (Veja matéria na íntegra clicando aqui)

Para servir de motivação, segue abaixo a minha humilde evolução. Quando fiz a primeira foto, a do "Antes" (agosto - 2013) já faziam sete meses que havia começado as atividades físicas e já tinha melhorado muito, mas foi quando criei coragem para registrar uma imagem do meu corpo com a barriga de fora. Hoje, sigo evoluindo! Minha auto-estima está cada vez melhor :D

Arquivo Pessoal


Espero que estas dicas tenham motivado a todos e que minha experiência sirva de inspiração. Como eu já disse, passar dos quarenta não é tão grave assim. Todos temos escolhas e eu escolho ficar em forma e saudável. Quem está comigo? Então, comece hoje mesmo uma revolução. Seja paciente, não desista pois os resultados demoram a aparecer, mas acredite que é capaz e dedique-se a conquistar um corpo bonito e livre do peso extra!

Nos vemos em breve!!

Beijos, 
Dalva

3 comentários:

  1. Olá Dalva!

    Gostei de ver os resultados! Está super valendo a pena!
    Tem que se cuidar mesmo, saúde é importante, quando envolve estética então...
    Tem muito exercício que emagrece, nos dias de hoje é o que não falta, é só separar um tempinho, ter ânimo primeiro e força de vontade, porque não é fácil para ninguém!

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sabrina.
      Não é fácil mesmo... no começo foi bem difícil e por várias vezes, pensei em desistir. Mas fui insistindo e fui me arrastando, mas fui.
      Hoje criei o hábito de frequentar a academia e me faz falta quando não vou. Igual na alimentação, cortei todas as "gordices" do meu cardápio e hoje também não fazem falta, embora meus dois vícios eu ainda mantenho porque ninguém é de ferro, né? São os chocolates e as paçoquinhas... hahaha AMO!!
      Obrigada pela visita!

      Beijos

      Excluir

Se gostou, deixe aqui o seu comentário.